sábado, 23 de julho de 2011

quarta-feira, 13 de julho de 2011

GRAFITE: SERIA ESTA UMA ARTE MARGINAL?



O grafite não é tão moderno como pensamos. Esta arte surgiu antes de Jesus e vem de épocas bem distantes da nossa. Há relatos que os hieróglifos, na época dos antigos egípcios, os maias e até mesmo as pinturas rupestres, são os primeiros registros do grafite.


O grafite, que hoje é estudado nas escolas e já tem galeria de artistas prestigiados no Brasil e no mundo no reconhecimento do seu trabalho. Esta arte vem sendo reconhecida cada vez mais pela população e pelo poder público.



Não pode e não se deve confundir grafite com pichação. A pichação é uma frase de protesto político, mensagem de gangue ou uma declaração de amor: e com isso desrespeita o espaço público.
O grafite ainda é uma atividade proibida quando feito em propriedade particular ou pública, não havendo autorização prévia dos órgãos competentes para a realização de pintura, há repreensão policial aos artistas desta área.
A arte do grafite é um desenho feito em paredes, tapumes e muros. Geralmente são figuras ou um conjunto de palavras, letras, com suas formas e significados alterados e isso em vez de alfabeto tradicional são misturados com setas, curvas, asas, olhos, pés, raios e mais elementos.

Como considerar o grafite uma arte tão antiga como arte marginal?
O termo arte marginal foi criado pela geração dos anos de 1960 e 1970, já no Brasil é uma denominação de arte que não está envolvida nos meios de comunicação tradicionais como: livros de grandes editoras, galerias e museus. A arte marginal surge das forças descomunal dos artistas que produz seu próprio material como meio de divulgação. Portanto, a arte rupestre, o grafite e a arte marginal continua sendo uma forma de linguagem humana. Hoje, como século XXI, o grafite vem sendo contextualizado e invadindo cada vez mais espaço registrando uma história como foi a pintura rupestre no passado.

É preciso muito estudo e apoio para o reconhecimento total dessa expressão artística que é o grafite.


Fonte: Livro A Arte de fazer Arte
Site: Arte Marginal
 Rossine Holanda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário