segunda-feira, 29 de julho de 2013
AS CORES E SEUS MISTÉRIOS
Cura pela cor
Publicação: 28 de Julho de 2013 às 00:00 tribuna do norte
Isaac Ribeiro -
É possível curar doenças, harmonizar e reequilibrar o fluxo energético do corpo e da mente através das cores. Prática milenar, atribuída sobretudo aos egípcios, a cromoterapia usa o espectro de cores do raio solar para tratar diversos males, atribuindo a cada tonalidade um poder curativo específico, atuando diretamente na plenitude física e mental.
Violeta, azul, verde, amarelo, índigo, laranja e vermelho — cada uma dessas cores está relacionada a um campo energético do nosso corpo. Desde que pesquisadores descobriram isso e como elas atuam na reorganização dessas áreas corpóreas, a cromoterapia vem ganhando adeptos no mundo.
Essas cores também representam os chacras (ou chakras) que, segundo a filosofia da Ioga, são responsáveis por distribuir a energia através de nossos órgãos e sistemas De acordo com a cromoterapeuta Nathaly Phillips, cada um deles vibra de uma forma diferente em sintonia com determinada região do corpo (veja quadro na página 3). “E uma vez que aquele chacra perde a cor, afeta o corpo físico, provocando doenças das mais variadas espécies”, comenta a terapeuta.
Após uma anamnese — breve entrevista com o paciente para identificar seu problema —, é escolhida a área a ser estimulada pela cor correspondente ao mal a ser tratado.
Cada sessão dura de 30 a 40 minutos em média, dependendo do problema e da necessidade do paciente. “Nós fazemos cinco sessões, avaliamos o paciente, observamos se houve evolução, como estão as queixas dele; podemos espaçar essas sessões a cada quinze dias, ou até mesmo uma vez por mês, para manutenção”, comenta Nataly Phillips, que atua no Centro de Atenção e Pesquisa em Práticas Integrativas (Cappic), do Hospital Universitário Onofre Lopes.
Lá, são oferecidas, além da cromoterapia, outras terapias alternativas, de forma gratuita, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Cappic está em atividade há um ano e seus serviços vêm sendo bastante procurados. São tratamentos com aplicações de acupuntura, reiki, shiatsu, meditação terapêutica, terapia de excelência, terapia integrativa transdisciplinar de harmonização energética, acupuntura quântica auricular, fluxoterapia, vivências lúdicas integrativas, práticas corporais transdisciplinares. Algumas delas são associadas a outras em busca de uma cura mais rápida e eficiente.
Segundo a cromoterapeuta Nathaly Phillips, os resultados têm sido bastante satisfatórios. “De todos os pacientes que eu atendo, pelo menos 95% saem muito satisfeitos, com a expectativa atingida; eles retornam sempre na busca de continuar no tratamento, não abandonam de jeito nenhum, muito pelo contrário. E estão partindo também para outras terapias.”
Alex Régis Cromoterapia estimula áreas enfermas do corpo, através de cores específicas
Serviços oferecidos no CAPICC/RN
Acupuntura
Originária da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), trata-se de um conjunto de procedimentos que permitem o estímulo preciso de locais anatômicos definidos por meio da inserção de agulhas filiformes metálicas para promoção, manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção de agravos e doenças.
Reiki
Terapia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que usa a imposição das mãos para canalizar a Energia Vital Universal para si mesmo e para terceiros, promovendo o equilíbrio energético e a melhoria das condições gerais do corpo e da mente de forma integral.
Shiatsuterapia
Harmonização do corpo físico e emocional pela estimulação dos pontos existentes nos meridianos para promover o reequilíbrio energético. Os pontos ou locais de pressão coincidem com a maioria dos pontos utilizados na acupuntura, respeitando as peculiaridades dos locais ou estruturas do corpo a serem massageadas.
Meditação terapêutica
Procedimento para aliviar e curar transtornos psicológicos e sintomas físicos mediante a utilização de técnicas de aquietamento da mente, atenção e autoconhecimento.
Terapia de excelência
Visa proporcionar a ampliação dos potenciais expressivos e criativos através do autoconhecimento e autotransformação dos pensamentos, sentimentos e comportamento aprisionantes. Indicada para os mais variados tipos de sofrimento psíquico, como depressão, ansiedade, transtornos diversos.
Terapia integrativa transdisciplinar de harmonização energética
Conjunto de técnicas que considera os princípios da física quântica na utilização de energias sutis para o processo de reequilíbrio energético do organismo, tomando como pressupostos anatomo-fisiológicos os meridianos e os chakras.
Acupuntura quântica auricular
Tratamento integrativo embasado na Medicina Tradicional Chinesa, realizada no microssistema da orelha. A estimulação dos pontos favorece a liberação do fluxo de energia vital no organismo.
Fluxoterapia
Abordagem terapêutica referenciada nas vivências de fluxo da pessoa, buscando elevar o padrão energético da corporeidade, maximizando a sua integralidade na perspectiva da alegria de viver
Vivências lúdicas integrativas:
Abordagens que propiciam diferentes modos de sentir o fluir das emoções em contextos socioculturais específicos do adoecimento humano, buscando corporalizar o princípio de integralidade da vida.
Cromoterapia:
Abordagem terapêutica vibracional que utiliza as cores para reequilibrar o padrão energético do corpo, contribuindo de modo quântico para a melhoria da saúde.
OPORTUNIDADES
Complexo Cultural de Natal abre amanhã inscrições para diversas atividades
Publicação: 28 de Julho de 2013 às 09:00 tribuna do norte
A partir desta segunda-feira (29), o Complexo Cultural de Natal irá abrir inscrições para diversas atividades. O espaço localizado na zona Norte e administrado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), vai oferecer cerca de 800 vagas para aulas de dança e canto, oficinas de mídia e tecnologia, e modalidades esportivas.
Para se inscrever, os candidatos devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. As inscrições vão até 2 de agosto e as vagas são para todas as idades.
Por todo o semestre de aulas é cobrada a taxa de R$10,00. O pagamento deve ser realizado no ato da inscrição.
Confira o calendário de matrículas:
Segunda (29)
Manhã: Práticas corporais
Tarde: Piano, Violão, Taekwondo
Manhã/Tarde: Informática, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Capoeira
Terça (30)
Manhã: Piano, Kung Fu, Tai Chi Chuan
Tarde: Coral, Regência, Técnica vocal, Canto avançado, Teatro, Fotografia.
Manhã/Tarde: Balé adulto
Quarta (31)
Manhã: Dança mix infantil
Tarde: Coral, Regência, Técnica vocal, Canto avançado, Taekwondo
Manhã/Tarde: Dança Contemporânea, Dança de Salão, Produção de vídeo, Capoeira, Kung Fu, Tai Chi Chuan
Quinta (01)
Tarde: Coral, Regência, Técnica vocal, Canto avançado, Teator, Fotografia
Manhã/Tarde: Balé Adulto
Sexta (02)
Manhã: Dança mix infantil
Tarde: Coral, Regência, Técnica vocal, Canto avançado
Manhã/Tarde: Produção de vídeo
sábado, 20 de julho de 2013
PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLÔRES GERALDO VANDRÉ
Quero aqui, agradecer profundamente de gloria quem publicou este vídeo,
esta música que arrepia toda alma. Quero agradecer mesmo com um muito
obrigado, valeu, parabéns. Esta é uma verdadeira música para refletir e
agir. Coragem irmãos de lutas, estamos precisando de guerreiros mesmo.
Ofereço este vídeo com permissão de quem publicou e aos manifestantes
de todo Brasil.
Assinar:
Postagens (Atom)