Quem quer ser ator de teatro?
Edital Cena Aberta Formação, iniciativa da Casa da Ribeira, recebe inscrições de novos atores até 15 de outubro. Fonte: Diário de Natal, 19 de Setembro de 2012
Com lançamento ontem, o edital Cena Aberta Formação recebe inscrições até o dia 15 de outubro. A iniciativa é da Casa da Ribeira, com patrocínio do Governo do RN e Cosern, através da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura. O edital tem como principal objetivo a facilitação do acesso de públicos à programação da Casa, principalmente aos educandos da rede pública de ensino. Serão selecionados cinco atores que não pertençam a grupos ou coletivos artísticos e que queiram participar da montagem profissional de um espetáculo teatral.
Cinco candidatos serão selecionados para participar da montagem de um espetáculo teatral e receberão auxílio financeiro. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press |
Para participar, além de não fazer parte de grupo/coletivo, o candidato deve comprovar residência no Estado e ter disponibilidade mínima para ensaios e apresentações conforme datas estipuladas no edital. As inscrições são gratuitas. O Edital e o Formulário de Inscrição estão disponíveis no site www.casadaribeira.com.br e devem ser enviadas devidamente preenchidas e com material solicitado para o e-mail cenabertaformacao@gmail.com.
A seleção se dará em três etapas, entre 16 de outurbo a 5 de novembro, data de divulgação do resultado. As etapas consistem na análise técnica da inscrição, oficina de pré-seleção (selecionará 30 candidatos), e a semana de avaliação baseada nos critérios de disponibilidade, pontualidade e assiduidade nas oficinas, trabalho em equipe e comprometimento. Durante quatro meses, os cinco atores selecionados receberão uma bolsa-montagem no valor de R$ 1,2 mil e cachê de R$ 100 por cada apresentação realizada para os estudantes das escolas públicas beneficiadas pelo projeto, além do suporte de uma equipe 20 profissionais das artes cênicas.
O resultado será a montagem de um espetáculo de teatro voltado para todos os públicos, com foco especial nas crianças e jovens que têm pouco acesso aos espetáculos teatrais. A estreia está marcada para 6 de março de 2013, aniversário da Casa da Ribeira, seguida de apresentações ao longo de quatro meses, e pretende atingir mais de 11 mil crianças da rede de escolas públicas e particulares da cidade.
Bastidores
Para quebrar o paradigma de que o indivíduo veio ao mundo com o dom de ser ator/atriz, o público poderá acompanhar de perto os processos criativos que envolvem uma montagem teatral, através de um programa semanal, disponibilizado no canal Casa da Ribeira TV (Youtube), que revelará todos os bastidores desta montagem. "O desejo é que as pessoas possam ver que não há segredos mágicos e nem produtos instantâneos. O teatro é um ofício e como tal requer trabalho", completou Henrique Fontes, diretor artístico da Casa da Ribeira.